terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ceia de Natal

A Ceia de Natal partilhado dos alunos, famílas e professores realizar-se-á no dia 10 de Dezembro de 2010 pelas 20h30m na Escola Secundária de Carcavelos. (Pede-se por motivo de segurança, que os grupos das escolas esperem pelo respectivo professor para entrar.)

Cada aluno/família deverá levar uma refeição/bebida para partilhar no jantar e um alimentoou mais não perecível para depois se entregar no Banco Alimentar ou Instituição de caridade da zona.
Seria também interessante ter alguns testemunhos de voluntários que partilhassem connosco a sua experiência.

Também cada escola, se assim o entender, poderá preparar algo para apresentar, como poemas, canções etc.
 
Enviem para o e-mail emrczone@gmail.com o número de pessoas interessadas em participar na Ceia de Natal, até ao final da manhã do dia 9 de Dezembro de modo a preparar devidamente a sala de jantar.
 
Agradecemos a vossa participação!

sábado, 20 de novembro de 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Inscrições para a III Olimpíada da EMRC

Está oficialmente aberto, o período de inscrição das Escolas que queiram participar na III Olimpíada da EMRC.
Para tal, basta enviar um e-mail com o nome da Escola, do docente e os respectivos anos escolares que irão participar, para o seguinte e-mail: emrczone@gmail.com .
Para confirmar a inscrição bastará aceder ao separador "PARTICIPAÇÃO" do Blog EMRCZone.

NOTA: As inscrições apenas estarão abertas durante o mês de Novembro.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bento XVI: Deus não exclui ninguém

Intervenção com motivo do Angelus

CIDADE DO VATICANO, domingo, 31 de outubro de 2010  – Apresentamos a intervenção de Bento XVI ao rezar este domingo a oração mariana do Angelus junto a milhares de peregrinos na praça de São Pedro, no Vaticano.

* * * * * * * *

Queridos irmãos e irmãs,

O evangelista São Lucas presta uma atenção particular ao tema da misericórdia de Jesus. Em sua narração, encontramos alguns episódios que destacam o amor misericordioso de Deus e de Cristo, que afirma que não veio para chamar os justos, mas os pecadores (Cf. Lucas 5,32). Entre as narrativas de Lucas, encontra-se a da conversão de Zaqueu, que a liturgia deste domingo apresenta. Zaqueu é um “publicano”, e mais, o chefe dos publicanos de Jericó, importante cidade no rio Jordão. Os publicanos eram os arrecadadores dos impostos que os judeus deviam pagar ao imperador romano, e por este motivo eram considerados pecadores públicos. Ademais, aproveitavam com frequência sua posição para fazer chantagem e sacar dinheiro das pessoas. Por este motivo, Zaqueu era muito rico, mas depreciado por seus concidadãos. Portanto, quando Jesus, ao atravessar Jericó, deteve-se precisamente na casa de Zaqueu, isso suscitou ume escândalo geral. O Senhor, no entanto, sabia muito bem o que fazia. Por assim dizer, quis arriscar e ganhou a aposta: Zaqueu, profundamente impressionado pela visita de Jesus, decide mudar de vida, e promete restituir o quádruplo do que roubou. “Hoje chegou a salvação a esta casa”, disse Jesus, e conclui: “o Filho do homem veio para buscar a salvar o que estava perdido”.
Deus não exclui ninguém, nem pobres nem ricos. Deus não se deixa condicionar por nossos preconceitos humanos, mas vê em cada um uma alma que há que salvar, e o atraem especialmente aquelas almas que são consideradas perdidas e que assim o creem elas mesmas. Jesus Cristo, encarnação de Deus, demonstrou esta imensa misericórdia, que não tira nada à gravidade do pecado, mas que busca sempre salvar o pecador, oferecer-lhe a possibilidade de resgate, de voltar a começar, de se converter. Em outra passagem do Evangelho, Jesus afirma que é muito difícil para um rico entrar no Reino dos Céus (Cf. Mateus 19, 23). No caso de Zequeu, vemos precisamente que o que parece impossível realiza-se: “Ele entregou sua riqueza e imediatamente ficou substituída pela riqueza do Reino dos Céus”, comenta São Jerônimo (Homilia sobre o Salmo 83, 3). E São Máximo de Turim acrescenta: “As riquezas, para os néscios, são um alimento para a desonestidade; no entanto, para os sábios, são uma ajuda para a virtude; a estes, se lhes oferece uma oportunidade para a salvação, no caso dos outros provoca um tropeço que leva à ruína” (Sermões, 95).

Queridos amigos, Zaqueu acolheu Jesus e se converteu, pois Jesus tinha sido o primeiro a acolhê-lo! Não o havia condenado, mas tinha respondido a seu desejo de salvação. Peçamos à Virgem Maria, modelo perfeito de comunhão com Jesus, que experimentemos a alegria de receber a visita do Filho de Deus, de ficar renovados por seu amor, e transmitir aos demais sua misericórdia.

[Traduzido por ZENIT

©Libreria Editrice Vaticana]

Abertura das inscrições

Lembramos que dentro de alguns dias as Escolas interessadas em participar na III Olimpíada da EMRC já puderam inscrever-se.
Todas as Escolas inscritas terão a sua confirmação de participação no nosso Blog, no separador "PARTICIPAÇÃO".

Pedimos que passem a mensagem a todos os colegas.

Até breve!

10 milhões de Estrelas

"Pelo oitavo ano consecutivo está em curso a Operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" organizada pela Cáritas Portuguesa, em parceria com todas as Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores, com o objectivo de motivar cada cidadão para os valores da Paz, da Justiça e da Solidariedade.
Cada vela da Operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" , constitui um sinal e o meio, através do qual prestamos a nossa ajuda àqueles que mais precisam."

Mais informações »»»

Acção de Formação:Educação Sexual


A APEC, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias (ESESFM) (uma escola católica associada) e o Movimento de Defesa da Vida, vai promover uma Acção de Formação acreditada, de 25 horas, em vários locais do país, sobre a temática da Educação Sexual.

Para mais informações consultem o site EMRCDigital: